ST1 - 1216 IMPACTOS DOS ‘ECOMEGAEMPREENDIMENTOS’ IMOBILIÁRIOS NA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

  • Ronaldo Augusto Campos Pessoa
  • Bruno Augusto Nogueira Monteiro Pontes
Palavras-chave: espaço, ecomegaempreendimentos, impactos, planejamento

Resumo

A pesquisa buscou investigar as condições que propiciam as inovações nas estratégias de acumulação urbana nas cidades derivadas da ação do mercado imobiliário, e as suas implicações na organização do espaço urbano. Para tanto, procurou-se referencial teórico referente ao empreendedorismo urbano, city marketing, planejamento urbano e o direito à cidade, buscando relacioná-los à questão da acumulação urbana capitalista, aos processos de competitividade das cidades e ao avanço da urbanização. Procurou-se ainda compreender as estratégias dos atores imobiliários, dos agentes públicos e os arranjos institucionais para a concretização de novos investimentos, através das inovações na relação público-privada. 

Analisando a dinâmica do avanço da urbanização e as inovações no oferecimento de habitações com múltiplos serviços, destacando o ambiente natural e a sustentabilidade. Inicialmente faz-se uma explanação do ecomegaempreendimento da Reserva do Paiva – utilizado como referência para o estudo de caso. Posteriormente foram analisadas as legislações de uso e ocupação do solo, ambiental e o Plano Diretor do município. Abordaram-se as ingerências realizadas para a viabilização de acesso viário ao empreendimento e as inovações na relação dos atores públicos e privados, por meio das parcerias público-privadas, além de explanar a forma de governança e sua responsabilidade social. Por fim, faz-se alusão aos impactos do ecomegaempreendimento, seus reflexos no espaço urbano, além de salientar a necessidade de essas ações imobiliárias estarem em consonância com um planejamento à altura do porte destes empreendimentos, na tentativa de mitigar seus impactos sociais e ambientais e trazer maior controle pelo Estado nas intervenções urbanas. 

Publicado
2018-09-28
Seção
Sessões Temáticas