ST1 - 1087 INTERFACES RODOVIÁRIO-URBANAS: ESTUDO DOS EFEITOS PRODUZIDOS PELA BR-230 NO SPRAWL DA CIDADE JOÃO PESSOA-PB

  • Isabela Kirschner de Siqueira Campos
  • Jussara Freire de Souza
  • José Augusto Ribeiro da Silveira
  • Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro
Palavras-chave: anel rodoviário, sprawl urbano, interfaces rodoviário-urbanas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, de maneira qualitativa e quantitativa, a influência da implantação da rodovia BR-230 na estruturação e expansão da cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os anos de 1964 e 1990. Para tal, foram pesquisados dados históricos acerca da implantação da rodovia e da expansão urbana ocorrida no período delimitado, as políticas federais implantadas, na época, e é apresentada uma análise quantitativa dessa expansão, por intermédio de investigação cartográfica. Os resultados mostram que a rodovia impulsionou fortemente a expansão da cidade para o sul, produzindo excrescências, sendo este setor o que mais cresceu na época, identificando-se alterações no padrão de crescimento espacial e demográfico, além da padronização horizontal e fragmentada do uso e ocupação do solo das regiões lindeiras.

Publicado
2018-09-28
Seção
Sessões Temáticas