ST6 - 1219 A CIDADE COMO SUPORTE DA MÍDIA EXTERIOR: O CASO DA VIA JOSEFA TAVEIRA, JOAO PESSOA/PB

  • Alessandra Soares de Moura
  • Márcio Cotrim Cunha
Palavras-chave: meio urbano, mídia exterior, paisagem urbana, publicidade, João Pessoa, Avenida Josefa Taveira

Resumo

Uma das perspectivas de análise da cidade que vem ganhando cada vez mais abrangência na contemporaneidade é aquela fundada na discussão sobre a interferência da publicidade no meio urbano (MENDES, 2006). Este artigo pretende identificar a presença quantitativa e qualitativa da publicidade ao ar livre (mídia exterior) em um trecho de uma rua pertencente ao tecido urbano da cidade de João Pessoa, para, em seguida, interrogar sobre algumas das possíveis relações existentes entre o meio urbano, a arquitetura e a mídia exterior. Como pressuposto, acredita-se que sua expansão (qualitativa e quantitativa) interfere de forma contundente na apreensão do espaço urbano. Com o intuito de especular sobre estas formas de interferência na cidade, elegeu-se uma via comercial de intensa circulação na cidade João Pessoa: a Avenida Josefa Taveira. A metodologia adotada partiu de cinco critérios previamente estabelecidos (quantidade, superfície, localização, densidade, e outros significados) que deram suporte para um conjunto de ferramentas de análise da apreensão visual que resultaram em três instrumentos: (1) fotomontagem, (2) mapa de palavras, (3) visão serial (sucessão de sensações).

Publicado
2018-10-10
Seção
Sessões Temáticas