ST6 - 849 POLITICAS DA ORDEM, POLÍTICAS DA CRIAÇÃO

  • Natalia Velloso Santos
Palavras-chave: marketing urbano, imagens de cidade, ordem pública

Resumo

Este artigo pretende discutir a atuação da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP), enquanto um mecanismo de criação de imagens da cidade do Rio de Janeiro. Situando esta atuação no contexto recente de intervenções que tomam como horizonte a realização das Olimpíadas de 2016, considerando que tal evento pode ser compreendido como estopim para a efetivação da aplicação da gramática do planejamento estratégico, há muito defendida e utilizada como modelo na administração pública no Rio de Janeiro. Considerando, no entanto, que as imagens de cidade criadas segundo a lógica do planejamento estratégico, e não apenas estas, não devem ser tratadas como imagens ficcionais que se confrontam com uma cidade “verdadeira”, objetivamente dada e imutável. Mas partindo da compreensão de que a imaginação é condição mesma da constituição das cidades e que, portanto, é a partir de suas imagens que as cidade passam a existir.

Publicado
2018-10-10
Seção
Sessões Temáticas