ST6 - 738 CIDADE-MARCA E DISPUTAS SIMBÓLICAS NO PROJETO RIO 2016

  • Fernanda Ester Sánchez Garcia
  • Talitha Borges Martins Gomes
  • Bruna da Cunha Guterman
  • Francisca do Rosário Alexandre de Azevedo
  • Vitor Hugo dos Santos Teixeira
Palavras-chave: cidade-marca, disputas simbólicas, projetos urbanos, cultura e cidade

Resumo

Tendo como objeto de reflexão o Projeto Olímpico Rio 2016 sob sua dimensão político-simbólica, este artigo traz uma proposta de análise orientada para a avaliação do rol do marketing de cidade no conjunto das políticas, estratégias e projetos de transformação do Rio de Janeiro em cidade olímpica, bem como na busca dos meios necessários à sua atualização e legitimação. Avalia-se que a articulação de atores e escalas em torno ao projeto exige expressivo investimento simbólico, que utiliza o megaevento como um espetáculo em escala mundial visando à promoção da cidade mediante a construção e divulgação da “cidade-marca”. O artigo adota como recortes analíticos o reconhecimento da: (1) posição assumida pelos diversos atores, suas retóricas e disputas simbólicas; (2) produção da imagem e das ordens de justificação dos projetos relativos às áreas de intervenção olímpica. O estudo permitiu identificar a intrincada relação entre este projeto de cidade e o aparato simbólico que caracteriza “a vez do Rio” como metrópole dos megaeventos e desafiá-lo, no plano da crítica, como motivador das intervenções urbanas que constroem e afirmam a cidade mercadoria, enquanto geram conflitos.

Publicado
2018-10-10
Seção
Sessões Temáticas