ST6 - 718 O TAPETE DE EUDÓXIA: DA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO AO SABER TÉCNICO INTEGRADO À LUTA COTIDIANA

  • Paola Lisboa Codo Dias
Palavras-chave: Cidade, Urbanismo, Planejamento Urbano, Representação do Espaço, Luta Cotidiana

Resumo

Esse artigo busca questionar as formas dominantes de representação da cidade que foram construídas ao longo do processo de transformação das mesmas, com ênfase para o período a partir da Revolução Industrial, quando essa representação foi sendo construída com a contribuição do conhecimento científico e técnico, tendo sido, inicialmente, chamado de urbanismo na segunda metade do século XIX, e, posteriormente, de planejamento urbano, na primeira metade do século XX. Para tanto, tomou-se como fonte de inspiração a cidade fictícia de Eudóxia, criada pelo escritor Ítalo Calino para o livro “Cidades Invisíveis” que retrata literariamente o conflito entre a cidade real e suas formas de representação, questionando qual seria aquela com potencial para atingir a utopia da cidade ideal. Trazendo a discussão para nossa realidade, resgatou-se a origem histórica das cidades a partir da produção do excedente alimentar, passando pela herança deixada pelas civilizações gregas e romanas cujas cidades atuais estão mais intimamente relacionadas. A seguir, foi apresentado um esquema teórico para classificação das transformações socioespaciais, baseado na teoria de Henri Lefebvre, que classifica a cidade como política, mercantil, industrial e urbana. Dentro desse esquema, foi identificado o surgimento da técnica urbanística com o objetivo de solucionar os males da cidade a partir do contexto de significativo crescimento da cidade industrial, dando origem, posteriormente, ao urbanismo e ao planejamento urbano. Finalmente, é proposta a mudança de paradigma para a matriz urbanística partindo das formas de representação da cidade para a integração do saber científico e técnico ao processo de luta cotidiana.

Publicado
2018-10-10
Seção
Sessões Temáticas