ST6 - 543 PRÁTICAS COTIDIANAS E REPRODUÇÃO SOCIAL

  • Ana Izabel Moura de Carvalho
Palavras-chave: dados qualitativos, favelas, favelas cariocas, Praia da Rosa, Sapucaia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo analisa práticas cotidianas de mulheres – moradoras das favelas Praia da Rosa e Sapucaia, situadas na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro – referidas à reprodução social no espaço/favela, envolvendo habitação, trabalho e família; recupera parte da pesquisa teórico-empírica realizada em 2003 realçando, impressões da pesquisadora, interpretação dos dados qualitativos obtidos por meio de 40 entrevistas semiestruturadas com mulheres (as falas são identificadas como: PRO- Praia da Rosa e SPC-Sapucaia) e, elementos do teor de suas falas. A pesquisa resultou na Tese de Doutorado, sob a orientação da professora Drª Ana Clara Torres Ribeiro (Pelegrino, 2003).
As práticas cotidianas em favelas no Rio de Janeiro possuem singularidades determinadas pelos processos de modernização, cuja apreensão depende da valorização da dimensão cultural. A vida dessas mulheres contém mais do que a aparência imediata. Certamente, não conseguimos aproximarmos e compreender estas práticas sem considerar sua aparência imediata. Porém, não intencionávamos nela permanecer, como procuraremos expor a seguir.

Publicado
2018-10-10
Seção
Sessões Temáticas