ST6 - 500 A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DA PERIFERIA CARIOCA E O PAPEL DOS FESTIVAIS DE CINEMA NA SUA CONSOLIDAÇÃO

  • Cláudia Seldin
  • Raquel Ribeiro Martins
  • Rosa Richter Diaz Rocha
Palavras-chave: Cinema e cidade, “Espaços opacos”, Festivais, Periferia, Representação

Resumo

No presente trabalho, será discutido o surgimento de um novo tipo de representação das periferias através do cinema contemporâneo. Serão ressaltados alguns aspectos principais do conceito de representação, sendo enfatizada, em seguida, a forte relação existente entre a cidade e o cinema, desde sua concepção no final do século XIX até os dias atuais, de modo a justificar a escolha desta modalidade representativa para a análise do espaço urbano, em especial das periferias cariocas. Será realizado, então, um breve apanhado histórico dos diferentes tipos de representação associados às periferias do Rio de Janeiro, com apoio no conceito de “espaços opacos” para auxiliar na definição do recorte de pesquisa escolhido. Será apontada como a visão destes espaços se transformou ao longo do tempo, agregando e superpondo novas imagens (exótica, perigosa e pestilenta, romântica, violenta...) até chegar ao que começa a se constituir, hoje, como um novo tipo de representação e cujo principal veículo é o “cinema de periferia”. Por fim, serão abordadas as características desta nova forma de enxergar os “espaços opacos”, sendo apresentado também um breve estudo de caso comparativo entre dois festivais cinematográficos que objetivam a visibilidade das zonas periféricas, porém com propriedades, produtores e público distintos: o “Curta Vila Kennedy” e o “Visões Periféricas”.

Publicado
2018-10-09
Seção
Sessões Temáticas