ST1 - 499 OS NOVOS PRODUTOS IMOBILIÁRIOS EM CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS: UM OLHAR A PARTIR DOS CIRCUITOS DE AGENTES PRODUTORES DO ESPAÇO URBANO

  • Patrícia Fernanda de Sousa Cruz
  • Heleniza Ávila Campos
Palavras-chave: produção do espaço urbano, circuito de agentes, novos produtos imobiliários, cidades médias, reestruturação urbana

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer à discussão as formas de articulação dos agentes produtores do espaço urbano para a oferta dos novos produtos imobiliários, especificamente dos condomínios e loteamentos fechados. Para isso, o presente trabalho estrutura-se em duas partes. Primeiramente, faz-se uma revisão do processo de reprodução e acumulação capitalista no meio urbano, destacando as redes de articulação dos agentes que integram o circuito da produção imobiliária no Brasil. Posteriormente, destaca-se o interesse pelo surgimento dos empreendimentos fechados – loteamentos e condomínios – aqui denominados de novos produtos imobiliários, nas cidades médias brasileiras, bem como os conflitos que eles revelam na produção social do espaço urbano. Por fim, discutem-se alguns aspectos que nos levam a questionar se a forma particular como o capital imobiliário através das grandes empresas vem se inserindo nesses centros urbanos não-metropolitanos edesencadeando um possível processo dereestruturação urbana.

Publicado
2018-09-27
Seção
Sessões Temáticas