ST6 - 360 COSTAS, OMBROS, ROSTOS

  • Frederico Rosa Borges de Holanda
Palavras-chave: Brasília, urbanismo moderno, espaço público, configuração urbana

Resumo

Brasília é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, mas basicamente quanto a aspectos de configuração urbana. São poucos os edifícios tombados individualmente. Isso tem facultado modificações nas fachadas de blocos de apartamentos da arquitetura moderna clássica dos anos 1960. São cosméticas, mediante novas texturas e cores, ou mais pesadas, pela abertura de janelas onde antes havia empenas cegas. Este ensaio interpreta as mudanças como parte de uma transformação paradigmática na configuração dos espaços das cidades, pelas quais se revaloriza o âmbito público. Traça um rápido percurso das mutações operadas nas relações público x privado desde os primórdios da cidade industrial e mostra como a tendência foi uma erosão do espaço para a vida pública. Ao tornarem-se isolados, os edifícios deixam de definir a cidade apenas por suas fachadas principais – rostos – e passam a exibir laterais e fundos – ombros e costas. A excepcionalidade de um edifício isolado – p.ex. uma catedral – torna-se a regra para qualquer prédio. A tendência implica opacidade e fechamen-to crescente das superfícies edilícias que definem o espaço aberto das cidades. A crítica da arquitetura moderna intensifica-se a partir do final dos anos 1950 e início dos 1960 e um dos focos importantes da crítica está nesta relação. Aqui, interpreta-se as mudanças menos como manifestação de um suposto mau gosto dominante e mais como uma reação à configuração cada vez menos aceitável de um espaço público pobre.

Publicado
2018-10-09
Seção
Sessões Temáticas