ST6 - 105 IMAGEM PUBLICITÁRIA DA ARQUITETURA DOS EMPREENDIMENTOS DA “MINHA CASA MINHA VIDA”
Resumo
Por meio da análise de anúncios publicitários, folders de divulgação de empreendimentos imobiliários, ligados ao Programa do Governo “Minha Casa Minha Vida”, e suas respectivas plantas executivas do tipo condomínio fechado, dirigidas ao segmento social de baixa renda da Cidade de Lauro de Freitas (BA), constatou-se o grande peso estratégico do marketing visual (discursos e imagens 2D e 3D) na configuração das propostas arquitetônicas, apoiando-se notadamente na ideia de distinção social como elemento persuasivo. As propostas arquitetônicas dessas novas moradias são também formas de determinar o novo modo de viver desses consumidores. Embora tendo um caráter imperativo na instituição de padrões de uso, tais estratégias, além da função de divulgar, descrever o imóvel e provocar o desejo no consumidor, vendem também uma ideia de segurança, flexibilização evidenciadas na Planta Decorada e da possibilidade de escolha dos materiais de construção. São dados destaques à localização, aos serviços oferecidos e aos itens da área de lazer (Programa de Necessidades) de bens simbólicos, na qual a arquitetura se posiciona como mediadora da concepção de “novos conceitos” e de projetos ditos “diferenciais”. A arquitetura aparece, portanto, como “parceira” da publicidade no contexto da lógica produtiva dos empreendimentos imobiliários para a baixa renda e está fortemente condicionada às estratégias de mercado.