ST6 - 105 IMAGEM PUBLICITÁRIA DA ARQUITETURA DOS EMPREENDIMENTOS DA “MINHA CASA MINHA VIDA”

  • Najla Jorge Lucresia de Sales Ribeiro
Palavras-chave: Arquitetura, Imagem, Publicidade, Programa de Necessidades, Condomínios

Resumo

Por meio da análise de anúncios publicitários, folders de divulgação de empreendimentos imobiliários, ligados ao Programa do Governo “Minha Casa Minha Vida”, e suas respectivas plantas executivas do tipo condomínio fechado, dirigidas ao segmento social de baixa renda da Cidade de Lauro de Freitas (BA), constatou-se o grande peso estratégico do marketing visual (discursos e imagens 2D e 3D) na configuração das propostas arquitetônicas, apoiando-se notadamente na ideia de distinção social como elemento persuasivo. As propostas arquitetônicas dessas novas moradias são também formas de determinar o novo modo de viver desses consumidores. Embora tendo um caráter imperativo na instituição de padrões de uso, tais estratégias, além da função de divulgar, descrever o imóvel e provocar o desejo no consumidor, vendem também uma ideia de segurança, flexibilização evidenciadas na Planta Decorada e da possibilidade de escolha dos materiais de construção. São dados destaques à localização, aos serviços oferecidos e aos itens da área de lazer (Programa de Necessidades) de bens simbólicos, na qual a arquitetura se posiciona como mediadora da concepção de “novos conceitos” e de projetos ditos “diferenciais”. A arquitetura aparece, portanto, como “parceira” da publicidade no contexto da lógica produtiva dos empreendimentos imobiliários para a baixa renda e está fortemente condicionada às estratégias de mercado.

Publicado
2018-10-09
Seção
Sessões Temáticas