ST6 - 11 INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO NO CENÁRIO EDUCACIONAL

  • Rejane Honório de Sant'anna
Palavras-chave: Educação Integral, Projeto Alunos Residentes, Assistência

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a representatividade no campo educacional do I Programa Especial de Educação (IPEE) nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) nos anos 80 e 90, e, em especial o Programa Aluno Residente (PAR),o impacto social que representou esse Programa à população e a garantia do direito democrático de inclusão social através da formação sócio educativa. Para tal, utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva e qualitativa de natureza etnográfica, utilizando bibliografia concernente ao objeto em questão e entrevistas semiestruturadas. Assim, apresenta-se um estudo teórico sobre pressupostos da educação (em tempo) integral, baseada em Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Tal metodologia se fundamentou no levantamento do estudo da arte da literatura existente sobre o I PEE, e, em particular sobre o PAR. Ao longo da pesquisa constatamos que até o início da década de 90, foram atendidas mais de 5.000 crianças, considerando o número significativo de reintegrações familiares proporcionado pelo Projeto PAR, com a permanência da criança na escola de horário integral. A articulação positiva entre a assistência e a educação possibilitou incluir crianças e adolescentes em situação de risco social nas áreas como: educação, trabalho, esporte, saúde, cultura e lazer, do ponto de vista das pessoas entrevistadas ao longo da pesquisa de campo.

Publicado
2018-10-09
Seção
Sessões Temáticas