ST5 - 1017 CROWDFUNDING E CROWDSOURCING NO URBANISMO: CATALISADORES DE CIDADES CRIATIVAS NA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
Plataformas digitais que facilitam o financiamento coletivo de uma ideia para viabilizar sua concretização – conhecidos como sites de crowdfunding – ou a colaboração dos usuários para construção de conhecimento coletivo – crowdsourcing – representam, quando direcionados para questões urbanas, uma ferramenta útil ao Urbanismo na pós-modernidade. Este trabalho apresenta - da perspectiva dos conceitos de grupo criativo de De Masi, e de cidade criativa, de Landry, estes ambientes virtuais como catalisadores de criatividade coletiva urbana. Para tal, aponta, inicialmente, a ocorrência de uma reestruturação organizacional das atividades humanas – da crença no gênio individual ao apelo aos grupos criativos -, com base nos estudos de De Masi. Em seguida, introduz os termos cidade criativa e catalisador, cunhados por Landry. O termo cidade criativa é abordado na vertente que identifica a necessidade do desenvolvimento de ferramentas criativas adaptadas aos novos contextos para o desenvolvimento urbano. Já o termo catalisador traduz uma iniciativa que cria oportunidade para que pessoas se reúnam e confrontem ideias a fim de estimular o pensamento criativo sobre as cidades. Por fim, apresenta, acompanhada de exemplos, a noção de crowdurbanismo – processo de planejamento, projeto e viabilização de intervenções urbanas em que pelo menos uma de suas fases passa por sites de crowdfunding ou crowdsourcing. Este percurso resulta na proposição de que sites de crowdurbanismo surgem como manifestação típica da pós-modernidade, e, como catalisadores, são ferramentas com grande potencial para contribuir para a atualização da ciência urbana nesta era.