ST5 - 721 RUPTURAS MORFOLÓGICAS EM TECIDOS URBANOS. ALTERAÇÕES NOS PADRÕES RELACIONAIS EM REDES DE RUAS
Resumo
Este trabalho aborda os aspectos estruturais da morfologia das redes viárias urbanas, uma vez que oscilações nos níveis de conectividade e continuidade dos sistemas urbanos podem criar diferentes padrões de relacionamento entre os elementos constituintes de tais redes. Há evidências que vinculam descontinuidades e fragmentação da rede viária ao desempenho de sistemas urbanos, e este trabalho procurou extrair da rede viária urbana atributos e particularidades que concorram para tais evidências. Através de análises como integralidade, heterogeneidade das redes espaciais urbanas e análise de bloqueios viários o trabalho procurou evidenciar elementos (e condições) estruturais que potencialmente prejudicam o desempenho da morfologia urbana de cidades causando impactos de natureza sócio-econômica. Para tanto, fez uso de medidas de diferenciação espacial nas redes em estudo, a fim de avançar na representação de eventos que possivelmente provocam algum tipo de ruptura na morfologia de cidades, e seus efeitos sobre a vida de suas populações. As referidas medidas estão vinculadas ao conceito de centralidade. Mais especificamente aos conceitos de centralidade por proximidade, centralidade por interposição e centralidade por informação. Ainda, utilizou-se a medida de ciclos para aferir os níveis de distributividade de diferentes setores dos sistemas estudados. Os resultados obtidos apontaram para a possibilidade de criação de cenários urbanos a partir do reconhecimento estrutural da morfologia dos sistemas. Integralidade da rede urbana foi capaz de analisar os sistemas em seus aspectos morfológicos globais; heterogeneidade urbana ateve-se as frações distributivas e hierarquizadas dos sistemas e; análise de bloqueios focou os gargalos e afunilamentos dos sistemas em estudo.