ST1 - 335 AS TIPOLOGIAS DAS MUTAÇÕES URBANAS NAS MARGENS DA RODOVIA DOM PEDRO I, EM CAMPINAS.
Resumo
A cidade contemporânea vem se conformando através de morfologias e paisagens urbanas que são bastante distintas das encontradas nas cidades antigas, pois refletem a nova dinâmica na formação do território. Esses novos espaços contrastam com a lógica de formação do seu entorno e dos tecidos urbanos tradicionais, são as chamadas “mutações urbanas” (Solà-Morales, 2002). As mutações representam, portanto, o advento de um cenário urbano futuro cada vez mais baseado nessa nova lógica. A cidade de Campinas, cuja urbanização ocorreu de forma muito dispersa e potencializada pelos eixos rodoviários, apresenta já várias áreas que podem ser consideradas como mutações. Os eixos viários são a espinha dorsal para o funcionamento das mutações urbanas e dos shoppings centers, seu elemento catalisador mais comum. Uma das rodovias que possui essas características é a rodovia Dom Pedro I que ostenta em suas margens três mutações urbanas, estruturadas ao redor de três shoppings-centers. O objetivo central da pesquisa foi o de analisar graficamente, através de imagens aéreas do Google Earth, as tipologias edificadas que compõem as três mutações urbanas e fazer uma discussão da conformação desse conjunto. Os resultados apontam que os tipos de edifícios que constituem essas mutações apresentam os mesmos signos, formas e características, resultando numa paisagem urbana genérica e desvinculada de valores urbanos - sustentada por muros, aparatos de seguranças, vias rápidas, privatização de funções urbanas e caracterizada pela falta de urbanidade.