ST3 - 685 MEDINDO A PROMOÇÃO ECONÔMICA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DAS CIDADES MÉDIAS E DE GRANDE PORTE

  • Richardson L. M. Câmara
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, desenvolvimento econômico regional, descentralização, políticas públicas, governos locais

Resumo

Esse artigo analisa o estado da arte da promoção econômica nos municípios brasileiros de médio e grande porte (com população acima de 50.000 hab.). O objetivo da pesquisa é lançar luz no debate sobre o desenvolvimento regional e municipal, apresentando hipóteses recentes da literatura. De forma complementar, tem-se por objetivo específico a discussão dos resultados da Pesquisa de Informações Básicas dos Municípios - PIM, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dois levantamentos realizados junto aos municípios brasileiros (1999 e 2009). Analisa os instrumentos de promoção econômica utilizados pelos municípios e a influência de algumas variáveis de desenvolvimento, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Produto Interno Bruto Municipal (PIBM). A pesquisa mostra que fatores como o IDHM e do PIBM tem influência significativa sobre a promoção econômica dos municípios e devem ser levados em conta na definição das estratégias locais de desenvolvimento.

Publicado
2018-10-05
Seção
Sessões Temáticas