ST2 - 797 O INSTRUMENTO DAS LEITURAS COMUNITÁRIAS NA IMPLANTAÇÃO DOS CAMPI E O PLANO DIRETOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Resumo
O presente artigo apresentado tem por objetivo analisar o processo inicial de implantação física dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul a partir do conceito utilizado: Universidade pública, democrática e popular. O instrumento das “Leituras Comunitárias” aplicado no segundo ano de implantação da UFFS pela Secretaria Especial de Obras demonstra ser um instrumento valioso de canal de comunicação e transparência com os agentes envolvidos. Realizada em um formato diferente do preconizado pelo Guia do Plano Diretor Participativo do Ministério das Cidades, as Leituras Comunitárias da UFFS preencheram uma lacuna no convolvimento de movimentos sociais – idealizadores da UFFS em um caso único de Universidade nascida de “baixo para cima” – empresas contratadas, comunidade acadêmica e comissões especializadas no sentido do debate e conflito de ideias e interesse, estabelecimento de prioridades de implantação, etapas e expansões e tomadas de decisão. Como resultado o presente artigo expõe criticamente a importância de se apropriar de instrumentos de democracia participativa para elaboração de Planos Diretores para as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES