ST2 - 650 PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO: JOGANDO E APRENDENDO A VIVER

  • Hélio Gomes Filho
  • Margarida Mussa Tavares Gomes
Palavras-chave: Plano Diretor, Participação, Empoderamento, Gestão Democrática, Jogos Educativos

Resumo

Este artigo descreve um projeto implementado no município de Quissamã, no litoral Norte Fluminense e sob forte influência da produção de petróleo da Bacia de Campos. Relata a experiência realizada entre 2006 e 2008, com apoio do Ministério das Cidades e do CNPq, que teve como objetivo o desenho de uma metodologia de gestão participativa que efetivasse a capacitação da comunidade quissamaense no acompanhamento e execução do “Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município de Quissamã – RJ”. Traz ao debate alternativas de envolvimento comunitário no processo de gestão democrática do território, baseadas em jogos educativos. Discute os resultados obtidos numa primeira fase de realização do projeto, além de apresentar sugestões de ações futuras necessárias ao delineamento de um quadro de gestão do território municipal em processo de democratização.

Publicado
2018-10-03
Seção
Sessões Temáticas