GT9 - 841 EMENDA IBSEN PINHEIRO E QUESTÃO REGIONAL DO NORTE FLUMINENSE: O RESSURGIMENTO DO DISCURSO REGIONALISTA DO PETRÓLEO COM A TRAMITAÇÃO DA EMENDA Nº 387/2009

  • William Souza Passos
  • Marlon Gomes Ney
  • José Luis Vianna da Cruz
Palavras-chave: Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, municípios produtores de petróleo

Resumo

A recente aprovação pelo Congresso Nacional das propostas de alteração no marco regulatório do petróleo (Lei Federal nº 5.938/09) e nas regras de distribuição das participações governamentais entre os entes federativos (Emenda nº 387/09 ou Emenda Ibsen Pinheiro) provocou uma explosão de insatisfação entre os estados e municípios mais afetados. No Norte Fluminense, resultou numa grande articulação da OMPETRO, em nome dos direitos dos municípios produtores de petróleo, com os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro e suas respectivas bancadas no Congresso Nacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias e ações dos municípios da OMPETRO a partir dos discursos, declarações e opiniões contidos nas matérias jornalísticas, colunas e artigos do jornal Folha da Manhã, de Campos dos Goytacazes, historicamente vinculado a defesa regionalista do Norte Fluminense. Foram, ao todo, pesquisadas as edições de 01 de março a 30 de junho de 2010. Além da extraordinária dependência das receitas do petróleo, chama a atenção, entre os resultados da pesquisa realizada, que a Emenda Ibsen provocou uma tímida problematização na sociedade regional do uso destes recursos, fato incomum diante do histórico de relações sociais verticalizadas do Norte Fluminense.

Biografia do Autor

William Souza Passos

Graduado em Geografia. Aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Marlon Gomes Ney

Economista, Mestre em Desenvolvimento Econômico e Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Professor associado do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

José Luis Vianna da Cruz

Cientista Social. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, com especialização, em nível de doutorado, pela Universidade de Tecnologia e Ciências Humanas Lille 1, França. Professor adjunto e Diretor do ESR da UFF, Campos dos Goytacazes/RJ

Publicado
2019-02-01
Seção
Sessões Temáticas