GT9 - 667 ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA A ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DA BAHIA

  • Celia Regina Sganzerla Santana
  • Eva Cristina de Castro Borges
  • Thiago Reis Góes
Palavras-chave: indicadores socioeconômicos, municípios baianos, Estado da Bahia, Programa Bolsa Família (PBF)

Resumo

O artigo propõe uma análise da representatividade dos recursos do Programa Bolsa Família (PBF) face a indicadores socioeconômicos municipais do Estado da Bahia, tais como o produto municipal, a receita própria e o Fundo de Participação dos Municípios, e tece algumas considerações sobre a possibilidade da articulação do programa com outras iniciativas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento regional. Pressupõe-se que, na Bahia, os benefícios, transferidos pelo governo federal às famílias participantes do PBF, movimenta a economia dos municípios e regiões onde estas estão localizadas. A alta incidência de pobreza em municípios baianos (particularmente aqueles da região Semiárida), associada ao seu baixo dinamismo econômico, implica em uma importância considerável desses recursos para a dinâmica econômica municipal, porém não de modo uniforme para todas as regiões do Estado. Existe, de fato, uma grande diferenciação municipal quando se trata do peso dos recursos do PBF, relativamente aos principais indicadores socioeconômicos municipais. A metodologia utilizada no trabalho permite que tal diferenciação se evidencie espacialmente para que se possa conhecer as áreas do Estado onde a injeção de recursos do PBF tem maior ou menor influência.

Biografia do Autor

Celia Regina Sganzerla Santana

Arquiteta e Urbanista, mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (PPDRU) e Gestora Pública Estadual atuando na Diretoria de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
(SEI)

Eva Cristina de Castro Borges

Economista. Mestre em Economia pela UFBA. Coordenadora de Estudos Econômicos e Sociais da Diretoria de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Thiago Reis Góes

Economista. Mestre em Economia pela UFBA. Coordenador de Estudos Especiais da Diretoria de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas