GT9 - 656 REDE AGROINDUSTRIAL DO TABACO E TERRITÓRIO: MUDANÇAS NA DINÂMICA ESPACIAL URBANA E REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO - RS

  • Rogério Leandro Lima da Silveira
Palavras-chave: Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, contexto social e econômico capitalista

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre o papel das corporações transnacionais do tabaco, que comandam hegemonicamente no país o complexo agroindustrial (CAI) de produção de tabaco em folha, bem como do modo de organização e funcionamento desse complexo agroindustrial no processo de produção do espaço urbano e regional no Vale do Rio Pardo. Essa região localizada na área centro-oriental do Estado do Rio Grande do Sul é reconhecida como o principal local de produção, de processamento industrial, de comercialização e de exportação de tabaco em folha no país.Considerando que a organização do CAI do tabaco e a sua respectiva espacialidade envolve uma complexa articulação de inúmeros agentes sociais e organizações econômicas e políticas que operam em diversos lugares, em diferentes tempos sociais e através de distintas escalas geográficas, optamos por valorizar nessa análise o conceito de rede, em sua dimensão geográfica.
O objetivo é o de contribuir teórica e metodologicamente com o debate sobre as transformações territoriais advindas da relação entre os complexos agroindustriais e o território. Nesse aspecto, e com base em reflexões anteriores, desenvolvidas em Silveira (2005 e 2007), buscamos analisar a dinâmica relacional existente entre as atividades desenvolvidas no âmbito do que denominamos rede agroindustrial do tabaco e a organização e funcionamento recente da rede urbana do Vale do Rio Pardo.
O trabalho está organizado em três momentos. Em um primeiro, estabelecemos de modo sucinto como estamos entendendo e utilizando o conceito de rede, destacando a sua importância como ferramenta analítica e metodológica, para o entendimento de como se processam as relações entre um complexo agroindustrial e o território. Em um segundo momento, apresentamos as principais características da constituição e do funcionamento da rede do tabaco e o papel desempenhado pela região do Vale do Rio Pardo nesse arranjo produtivo. Por fim, analisamos as relações existentes entre a rede agroindustrial do tabaco e o território do Vale do Rio Pardo, destacando as particularidades desta interação e algumas das principais mudanças na dinâmica de organização do espaço e da rede urbana regional. 

Biografia do Autor

Rogério Leandro Lima da Silveira

Geógrafo. Doutor em Geografia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UNISC

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas