GT 9 - 605 FLUXOS COMERCIAIS EXTERNOS, AVANÇOS INDUSTRIAIS E TRANSFORMAÇÕES NAS CIDADES PAULISTAS

  • Amanda Mergulhão
Palavras-chave: agentes privados na configuração da hierarquia entre os espaços, impactos geográficos, melhora nas condições de vida das cidades paulistas

Resumo

A dinâmica da internacionalização do capital avança a partir da intensificação do comércio, finanças, comunicações. Os impactos geográficos desta evolução ocorrem diferentemente em cada região, dependendo da fase de desenvolvimento predominante no local, das características naturais, infra-estrutura disponível, qualificação da mão-de-obra, estímulos estatais entre inúmeras variáveis. Neste estudo, optou-se por focar na análise da dinâmica dos fluxos comerciais externos a fim de verificar se estes foram acompanhados de mudanças no âmbito da produção e da melhora nas condições de vida das cidades paulistas questionando o papel dos principais agentes neste processo. Para tanto, foram selecionadas as cidades com maiores variações nas exportações e com alto PIB em relação ao estado. Elegeu-se o período mais recente de retomada da aceleração do comércio mundial, assim como as variáveis: empregos formais, matrículas em ensino fundamental e médio; valores adicionados pela indústria, agricultura e serviço; investimentos planejados no setor produtivo. Os resultados mostram a importância dos agentes privados na configuração da hierarquia entre os espaços e formam instrumental riquíssimo para elaboração de políticas públicas voltadas para diminuição de desigualdades regionais.

Biografia do Autor

Amanda Mergulhão

Economista pela UFPR, mestre em economia e doutoranda em geografia humana na USP. Analista sócio-econômica do IBGE (8 anos)

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas