GT9 - 226 GLOBALIZAÇÃO, IMPERATIVO DAS EXPORTAÇÕES E A CONSTITUIÇÃO DE REGIÕES COMPETITIVAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

  • Samuel Frederico
Palavras-chave: commoditização, América Latina, formações sócio-espaciais, formação sócio-espacial brasileira

Resumo

A epígrafe escrita por Galeano na década de 1970, no livro “As Veias Abertas da América Latina”, pode ser considerada desatualizada, até porque muitas das formações sócio-espaciais (SANTOS, 1977) latino americanas se industrializaram nas últimas quatro décadas e passaram a se inserir de outra forma na divisão internacional do trabalho. O caso brasileiro é emblemático, o café que até o início da década de 1970 era praticamente o único produto de exportação, hoje, representa apenas 2% do total do valor das exportações. Diversificamos a pauta exportadora, além de outras matérias-primas, passamos a exportar também produtos manufaturados, como automóveis, autopeças e aviões. Contudo, a partir da década de 1990, com a inserção efetiva da formação sócio-espacial brasileira no período da globalização, estamos retornando ao predomínio das exportações de produtos primários.
O “imperativo das exportações”, resultado da combinação da hegemonia de uma política neoliberal com o domínio da lógica financeira na esfera pública e privada, tem levado ao aumento das exportações de produtos básicos, com a exacerbação da especialização regional produtiva do território brasileiro, sobretudo, com produtos agrícolas. Evidencia-se uma commoditização não só da economia, mas também do território, uma vez que determinadas regiões passam a atrair uma grande quantidade de investimentos públicos e privados e a reunir uma série de infraestruturas e normas que as tornam funcionais à produção hegemônica e à lógica do mercado globalizado.
Trata-se da constituição de regiões competitivas (CASTILLO, 2008a; CASTILLO; FREDERICO, 2010), ou seja, de um compartimento do espaço geográfico caracterizado pela reunião de fatores produtivos de ordem técnica e normativa e pela inserção proeminente nos mercados internacionais.

Biografia do Autor

Samuel Frederico

Geógrafo, professor assistente doutor do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Rio Claro

Publicado
2019-01-31
Seção
Sessões Temáticas