GT8 - 905 NOTAS SOBRE AS MODALIDADES DE DESLOCAMENTO ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA AGLOMERAÇÃO URBANA DE SOROCABA-SP

  • Henrique Frey
  • Aurílio Sérgio Costa Caiado
Palavras-chave: MODALIDADES DE DESLOCAMENTO, AGLOMERAÇÃO URBANA, SOROCABA-SP, regiões metropolitanas, espaço urbano

Resumo

As características da urbanização, suas implicações e consequências, têm sido objetos de estudos e análises de diferentes áreas do conhecimento que têm apontado para a importância das aglomerações urbanas não metropolitanas nos processos socioespaciais recentes.
A escolha da Aglomeração Urbana de Sorocaba1 como estudo de caso se justifica por ser uma importante aglomeração, com mais de um milhão de habitantes, localizada em uma área de grande dinamismo econômico, no entorno da Região Metropolitana de São Paulo e ser uma região ainda pouco estudada. Acompanha, portanto, a tendência dos estudos urbanos recentes e deve contribuir para a compreensão da dinâmica de uma das partes da área que compõe a chamada macro metrópole de São Paulo, que foi contemplada marginalmente pelos estudos acadêmicos. Assim, o presente trabalho insere-se na discussão acerca da estruturação urbana e tem como objetivo estudar o processo de ocupação do espaço na aglomeração urbana de Sorocaba-SP a partir da análise demográfica orientada pelo fenômeno migratório. Para tanto, busca entender a dinâmica e estrutura interna da aglomeração urbana e como esta se apresenta no contexto estadual.
É importante assinalar que a discussão em torno da estruturação urbana dessa região tem como pano de fundo os desdobramentos do processo de desconcentração produtiva verificado entre as décadas de 1970-90 em âmbito nacional e, mais especificamente, no estado de São Paulo. É neste momento que ocorre a crescente urbanização e industrialização no interior do estado onde a migração intraestadual, o fortalecimento e expansão das aglomerações urbanas marcam a abertura de novas possibilidades de investigação (FARIA, 1991). Nesse sentido, a análise das transformações na rede urbana paulista apresenta-se como ponto de partida para a construção do referencial teórico-metodológico deste estudo.
De acordo com Caiado (2004) e Caiado e Santos (2003) a forte relação entre a dinâmica econômica e populacional na rede urbana paulista estaria expressa na estrutura territorial – três regiões metropolitanas (RMs), onze aglomerações urbanas (AUs) e outras cidades de porte médio – e sua interligação através dos principais eixos viários. Deste modo, o processo de redistribuição da população no estado de São Paulo teria bases na interiorização do desenvolvimento e, consequentemente, na alteração da divisão regional do trabalho.

Biografia do Autor

Henrique Frey

Doutorando em Demografia

Aurílio Sérgio Costa Caiado

Doutor em Economia, Professor da Universidade de Sorocaba

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas