GT8 - 670 ITAIPU BINACIONAL E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO DE FRONTEIRA

  • Jane Victal
  • Adelita Araujo de Souza
Palavras-chave: Usinas Hidrelétricas, rio Paraná, Bacia do Prata, Itaipu, industrialização e desenvolvimento

Resumo

Abordar o tema da construção de Itaipu nos coloca à refletir sobre os processo de industrialização e desenvolvimento do Brasil, onde a construção de uma grande obra fazia parte do anseio pelo desenvolvimento industrial do país. A intenção de expandir a indústria paulista e carioca na década de 50, esbarrava na produção insuficiente de energia elétrica que deveria ser rapidamente ampliada para alavancar o tão desejado crescimento econômico.
Entre os possíveis locais para implantação de Usinas Hidrelétricas, o rio Paraná sempre se manteve em destaque, mais precisamente pela força dos saltos de Sete Quedas, que se constituíam em um excepcional potencial energético. Desde 1953 a comissão Internacional da Bacia do Paraná-Uruguai realizava estudos a respeito desse potencial e em 1956 já apresentava os relatórios dos primeiros estudos. (LIMA, 2004)
A intenção de transformar o Brasil em uma potência mundial (MASCARENHAS, 2009), fazia parte de um projeto geopolítico que teve como o foco a construção de uma hidroelétrica. O projeto de Itaipu aparecia nos discursos como promessa de desenvolvimento capaz de colocar o Brasil num cenário de prosperidade.

Biografia do Autor

Jane Victal

Arquiteta Urbanista, professora do Curso de Pós-graduação em Urbanismo da PUC - CAMPINAS

Adelita Araujo de Souza

Aluna regular do curso de Pós graduação em Urbanismo da PUC - CAMPINAS, Bolsista da Capes.

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas