GT8 - 555 TRANSFORMAÇÕES DA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA: NOVAS DINÂMICAS ESPACIAIS, ESFERA DA VIDA PÚBLICA E SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES.

  • Denio Munia Benfatti
  • Eugenio Fernandes Queiroga
  • Jonathas Magalhães Pererira da Silva
Palavras-chave: megalópole, urbanização fragmentada, esfera da vida pública, espaço público, sistema de espaços livres

Resumo

O trabalho proposto pretende uma reflexão sobre as novas formas de expansão e crescimento metropolitano, associando-as a transformações igualmente importantes na esfera da vida pública. A expressão cotidiana desse processo expansão e crescimento se deixa transparecer a partir de dois movimentos complementares. De um lado, o aumento em número e extensão dos deslocamentos cotidianos de uma comunidade a outra em um mesmo ambiente metropolitano. De outro, reflete as transformações resultantes do modo de vida metropolitano: redução do tempo de trabalho, horários variáveis, individualização das práticas de produção e consumo. Temos como objeto desta reflexão a Região Metropolitana de Campinas como parte do território metropolitanizado que ocorre no entorno da capital paulista. Nossa hipótese é que essas transformações não se restringem a novas denominações de um processo ampliado de urbanização, mas sim que essas transformações têm engendrado novos padrões e espaços de sociabilidade e, mais do que isso, um modo de vida e produção específicos. Nesta reflexão, interessa-nos mostrar como essa nova dinâmica afeta a esfera da vida pública e a definição e constituição dos sistemas de espaços livres.

Biografia do Autor

Denio Munia Benfatti

Prof. Doutor do Mestrado em Urbanismo, PUC-Campinas. Projeto Temático FAPESP "Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil". Rede QUAPA-SEL. Coordenador do Núcleo Campinas

Eugenio Fernandes Queiroga

Prof. Doutor FAU USP. Coordenador do Projeto Temático FAPESP "Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil.

Jonathas Magalhães Pererira da Silva

Prof. Doutor do Mestrado em Urbanismo, PUC-Campinas

Publicado
2019-01-24
Seção
Sessões Temáticas