GT7 - 992 PROPOSTA DE MODELO SISTÊMICO PARA A ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE SUSTENTABILIDADE URBANA

  • Renata Cavion
Palavras-chave: SUSTENTABILIDADE URBANA, planejadores urbanos, Meio Ambiente

Resumo

Uma cidade é um sistema extremamente complexo. De um ponto de vista global, o seu desenvolvimento desencadeou o uso excessivo dos recursos naturais, comprometeu o ecossistema, proliferou ilhas de calor, intensificou a poluição e a desigualdade social ao mesmo tempo em que estimulou hábitos de consumo e de vida urbana que contribuíram com a ocorrência, cada vez mais constante, de desequilíbrios climáticos (chuvas intensas e fora de época, chuva ácida, estiagem, desertificação, tornados, aquecimento global, etc.), suscitando em muitos planejadores urbanos a defesa do desenvolvimento de cidades sustentáveis.
A sustentabilidade urbana consiste em um dos maiores desafios do homem moderno e de seus governantes. Apesar do conceito questionável definido pelo relatório de Brundtland quando o termo sustentabilidade surgiu, em 1987 o grande mérito da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi de chamar as atenções do mundo sobre a necessidade de se encontrar novas formas de desenvolvimento econômico, sem a redução dos recursos naturais e sem danos ao meio ambiente. Desafios estes que atingem diretamente o paradigma do planejamento, desenvolvimento e ocupação das cidades.
As atividades humanas, segundo evidências científicas da década de 1980, estão diretamente relacionadas à problemática do aquecimento global e ao aumento da emissão de gases de efeito estufa (ROMEIRO et al, 2004, p. 153), o que incitou a urgência de, conforme o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial (2010, p. xxi), agir diferente para permitir um futuro sustentável em um mundo em evolução.
No que concerne ao urbanismo, o agir diferente é um desafio e uma oportunidade de, conforme descreve Douglas Farr (2008, p.28), repensar o ambiente construído de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável. Além disso, são necessárias soluções pragmáticas para a implementação dos princípios do desenvolvimento sustentável em um mundo globalizado , o que significa definir novos limites, novas tarefas, regras e instituições (ROMEIRO, 2004, p.218).

Publicado
2019-01-22
Seção
Sessões Temáticas