GT6 - 1128 IDENTIDADE E PARTICIPAÇÃO DOS SURDOS NA ESFERA PÚBLICA MUNICIPAL

  • Aline Aparecida G. Rodrigues da Silva
  • Antonio Carlos Machado Guimarães
Palavras-chave: novo território, Internet, organização territorial, Plano urbano

Resumo

O presente trabalho se volta para a incorporação das políticas inclusivas nos planos urbanos. Abordamos mais especificamente a possibilidade da participação de segmentos de Portadores de Necessidade Especiais (PNE) em sua elaboração; o que conduz à formação de novas identidades dentro do meio urbano e sua luta por seu reconhecimento por direitos. Destacamos o caso dos deficientes auditivos, considerando a particularidade de sua situação e o que ela traz de novidade para a elaboração das políticas públicas.
O Surdo, em comparação com outros segmentos dos PNE nem sempre tem sua condição particular percebida. Vale aí o próprio caráter homogeneizador da classificação de Portadores de Necessidade Especiais. Trata-se de um conceito que reúne um conjunto muito díspares de agentes: cegos, cadeirantes, surdos. Em grande parte, não considerar a diferença entre eles tem conduzido a propostas de ações pontuais que pouco faz avançar, em termos de bem-estar, o conjunto dos PNE ou cada um de seus segmentos.
No conjunto, os surdos sofrem ainda com sua pequena visibilidade na paisagem urbana. São raros os locais em que eles se encontram reunidos. Quando isto ocorre, não deixa de provocar estranheza e, frequentemente, rejeição do público ouvinte. Isto reduz em grande parte seu poder de sensibilizar o restante da sociedade e aqueles que elaboram as políticas públicas. Traz também um outro problema, a raridade do que poderíamos considerar “territórios de surdo”, locais de sociabilidade entre os que experimentam uma condição semelhante, enfraquece sua constituição enquanto grupo com identidade própria e, consequentemente, como ator político. Tal fato, em anos mais recentes tem conduzido à ocupação de um novo território, virtual, com a utilização da Internet.
É necessário observar que, ao dirigirmos nossa atenção ao Planos Urbano, não estaremos restritos aos aspectos relativos à organização territorial. Muito embora a formação de espaços de sociabilidade de surdos seja um elemento importante na sua inclusão, o atendimento às suas reivindicações estendem-se a outros setores das políticas públicas; destacando-se aquelas que medeiam o acesso do surdo ao conjunto de serviços públicos postos a disposição do conjunto da população.

Biografia do Autor

Aline Aparecida G. Rodrigues da Silva

Discente do Curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, com ingresso no ano de 2009

Antonio Carlos Machado Guimarães

Doutor em Sociologia (PUC-SP), Mestre em Antropologia Social (UNICAMP) e Docente do Curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Instituição

Publicado
2019-01-17
Seção
Sessões Temáticas