GT6 - 747 A TENSÃO ORDEM E DESORDEM NO URBANISMO: COTIDIANO, LUGAR E POSTURAS MUNICIPAIS

  • Romay Conde Garcia
Palavras-chave: COTIDIANO, URBANISMO, Rio de Janeiro

Resumo

Do alto do campanário da Igreja de Nossa Senhora da Glória observo o Largo do Machado. As árvores bloqueiam a visão de boa parte do logradouro: prefiro pensar que não se trata exatamente de um panóptico e sim de uma varanda com vista diferenciada que inspira algumas reflexões sobre o lugar. Lá embaixo, percebo fluxos que se repetem quase que diariamente ao ponto de parecem fixados ao lugar e à sua dinâmica. Percebo também objetos cuja transitoriedade altera constantemente a configuração da praça. Fixos que fluem e fluxos que se fixam (SANTOS, 2007, p.142) [1].
No conto de Poe, Vondervotteimittiss é um lugarejo ordenado e plano, onde as casas são precisamente idênticas, no jardim, na arquitetura e no mobiliário, onde os aldeões que se vestem da mesma maneira, comem o mesmo chucrute e fumam cachimbos iguais e onde vivia-se na mais perfeita ordem, com hábitos rigorosamente regidos pelo relógio situado no campanário do Conselho Municipal. Um demônio se instala no campanário e instaura a desordem com uma simples badalada a mais. Imagino o que mudaria no Largo do Machado se alterasse o número de badaladas do relógio da Igreja ao meio dia? Que desordem se instauraria? Quem perceberia uma badalada a mais em meio ao ruído constante dos carros e dos ônibus, dos alto-falantes de propaganda política ou da perfuratriz pneumática? Ou ainda, quem alteraria sua rotina em decorrência de uma badalada a mais no relógio da igreja? Ainda assim, percebe-se regularidade, fixidez e repetição em meio ao intenso movimento do largo. Regularidade no pedido de esmola do cego, na disposição das bancas de camelôs, na roda de sueca dos velhos, no namoro dos estudantes ou no trajeto do entregador de quentinhas.
Vejo aqui um grande campo de reflexão e pesquisa envolvendo os conceitos de lugar e de cotidiano, especialmente quando estes conceitos colidem ou dialogam com práticas urbanísticas de planejamento, gestão e regulação do espaço público, resultando numa tensão entre ordem e desordem.

Publicado
2019-01-15
Seção
Sessões Temáticas