GT5 - 475 INTEGRAÇÃO FÍSICO-TERRITORIAL E TRANSFORMAÇÃO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

  • Rafael Rust Neves
  • Frederico Guilherme Bandeira de Araujo

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise sobre como as estratégias de integração intra-universitária e integração universidade-cidade foram abordadas nos planos de territorialização do espaço universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao longo de sua história.
A integração intra-universitária diz respeito ao modo como os diversos discursos apontam para uma implantação física que favoreça maior interação entre as áreas do conhecimento e maior interação social da comunidade universitária. A integração universidade-cidade, por sua vez, se desdobra nos esforços de colaboração interinstitucional entre a universidade e a cidade onde está inserida, nas estratégias de localização frente às centralidades urbanas constituídas e em relação às condições de acesso ao espaço universitário.
O primeiro momento analisado é a primeira fase do processo de implantação da Universidade do Brasil (atual UFRJ), ao longo das décadas de 1930 a 1950. O discurso escolhido para análise, como representativo do processo, é o texto escrito por Luiz Hildebrando de Barros Horta Barbosa, chefe do Escritório Técnico da Universidade do Brasil (ETUB), de 1944 a 1956, intitulado “Cidade Universitária da Universidade do Brasil”, publicado em 1957. A escolha desse texto se deve ao fato de que ele traz uma síntese dos relatórios e estudos desenvolvidos pelo ETUB ao longo dessa primeira etapa de implantação da UFRJ.
O segundo momento é o do início dos anos setenta, em meio à reforma universitária levada a cabo pelos governos militares. O documento “A UFRJ Participa do Processo de Desenvolvimento do Brasil: Dados e Informações”, elaborado pela UFRJ e publicado em 1972, constitui-se como marco desse contexto. Contudo, entendendo que esse documento traz no seu conteúdo uma grande quantidade de informações em forma de tabelas, gráficos, plantas, diagramas etc., irei analisá-lo tomando como suporte outros dois discursos: o documento “Considerações sobre a localização da Cidade Universitária e do Aeroporto do Galeão”, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU) e publicado em 1969; e o artigo “Cidade Universitária: um sonho de 37 anos”, escrito pelos jornalistas Manoel Antônio Barroso (Correio da Manhã/RJ) e Celina Luz (Jornal do Brasil) e publicado na revista Educação, em 1972. O primeiro consiste em um relatório formulado no mesmo escritório que planejou o espaço universitário da UFRJ no momento anterior, oferecendo uma possibilidade privilegiada de comparação. O segundo, traz em seu conteúdo entrevistas com personagens importantes da história da UFRJ, tais como ex-reitores, ex-ministros, etc.

Publicado
2018-11-28
Seção
Sessões Temáticas