GT3 - 1102 VILLES NOUVELLES PARISIENSES: UM SAVOIR-FAIRE

  • Ricardo Trevisan

Resumo

As Cidades Novas (CNs) – um tipo de produção urbana – podem ser reconhecidas a partir do instante de sua criação, apresentando um ponto de partida preciso, um ato de nascimento localizado no tempo e no espaço, sendo um “estabelecimento previsto com todos os atributos urbanos num espaço inicialmente virgem” (MATHIEU, 2008). Uma delimitação conceitual que ressalta outro ponto importante: o prever uma cidade, idéia também trabalhada por HUOT (1988):

A origem de cidades não é uma matéria simples. Certas nascem pelo crescimento sobre um elemento não urbano (castelo), outras pelo desenvolvimento espontâneo a partir de uma vila, outras, enfim, nascem pela vontade do homem num local onde não havia nada, ou somente poucas habitações. Quando o plano da cidade é antecipadamente pensado e prevendo a localização dos órgãos fundamentais, a aglomeração urbana é desenvolvida num quadro artificial seguindo um plano imposto pela vontade do homem. Este tipo de aglomeração é freqüentemente chamado de cidade criada. (HUOT, 1988)

Assim, entender CNs, para o autor francês, é ir além da data de sua fundação, é regressar para o período antecessor e verificar as circunstâncias e as ações a elas atreladas. Deslocamento que nos permite separar as cidades espontâneas das CNs, as quais foram, no momento anterior ao seu surgimento, concebidas, formuladas, idealizadas, intencionadas, inventadas, pensadas, premeditadas, programadas, planejadas, projetadas, criadas...

Publicado
2018-11-26
Seção
Sessões Temáticas