GT3 - 751 O DESENHO FUNCIONALISTA COMO MODELO, UM PARADIGMA A SER SUPERADO

  • Viridiana Gabriel Gomes
  • Marcos Borges Dias

Resumo

Ao completar 50 anos de existência, a cidade de Brasília representa uma oportunidade única de reflexão sobre o modelo urbanístico do Movimento Moderno e seus paradigmas. Os anos que sucederam as duas Grandes Guerras representaram um período de intensas experimentações urbanísticas em todo o ocidente. Se acreditava que o Urbanismo Moderno seria capaz de criar uma nova cidade e um novo modelo de vida, porém rapidamente se percebeu a necessidade de modelos urbanísticos menos utópicos e mais associados à observação da realidade local.
Em 1960, na contra mão do debate urbanístico internacional surge Brasília, tida por alguns teóricos como a manifestação tardia do Movimento Moderno. Ainda que descolada do tempo real de então, essa cidade concebida por Lúcio Costa representa, desde seu primeiro esboço, o Brasil Novo.
Com suficiente clareza formal e simplicidade conceitual, o Plano Urbanístico de Brasília foi capaz de consolidar a nova capital do país, tida pela classe política como uma idéia utópica de Juscelino Kubitschek. O fenômeno de Brasília e sua repercussão na construção do novo cidadão brasileiro podem ser melhor entendidos em análises que superam o campo urbanístico e abarcam as manifestações arquitetônicas, sociais e culturais da época.
No presente momento, nos deparamos com uma situação distinta, o contexto político, econômico e social não é mais o mesmo, e o peso simbólico do ato heróico representado pela mudança da capital se diluiu com o tempo. A cidade se consolidou e os resultados dessa grande experiência urbanística tornam-se visíveis. Este artigo traz à tona o questionamento sobre a pertinência da perpetuação do Modelo Funcionalista sobre a concepção das novas áreas de expansão urbana na periferia de Brasília. Considerando a defasagem temporal e a ausência de apelo simbólico que justifique tais práticas, no momento atual, pretende-se ponderar sobre os efeitos negativos observados em setores concebidos sob o Modelo Funcionalista.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas