GT3 - 614 O modelo e os seus reflexos: a Cidade dos Motores e a Cidade Industrial de Porto Alegre

  • Adriana Eckert MIranda
Palavras-chave: cidades industriais, projetos urbanos, planejamento urbano

Resumo

Os projetos de cidades industriais no Brasil foram resultado de políticas de desenvolvimento industrial tanto no nível estadual como federal. Durante o período do Governo Vargas, o foco desse desenvolvimento foi a instalação da indústria de base, sendo elaborados os primeiros planos e projetos urbanísticos que conjugavam a indústria e a habitação. A instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a implantação da cidade de Volta Redonda (RJ), com projeto de Attílio Correa Lima em 1941, foi um marco que desencadeou outros projetos de cidades vinculadas ao setor industrial, entre as quais destacaríamos: Contagem (1941,MG), a Cidade dos Motores (1945,RJ) e, mais tarde, a Cidade Industrial de Porto Alegre (1961,RS).
A Cidade dos Motores, baseada nos princípios da Carta de Atenas (1933), tornou-se um projeto amplamente divulgado no seu período, sendo considerado o modelo a ser seguido no plano da Cidade Industrial de Porto Alegre.
Analisaremos então, em ambos os projetos seus contextos de produção e princípios urbanísticos. Em seguida, enfocaremos os reflexos do modelo Cidade dos Motores sobre os princípios adotados na elaboração da Cidade Industrial de Porto Alegre.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas