GT2 - 974 (RE) ORDENAR O XADREZ: PLANO DE SABÓIA RIBEIRO PARA A CIDADE DE FORTALEZA, 1947 A

  • Amíria Bezerra Brasil
  • José Clewton do Nascimento
  • Alexandra de Paula Passos Carneiro

Resumo

O início do planejamento urbano da cidade de Fortaleza, no século XIX, coincide com a consolidação da cidade na hierarquia cearense e a sua transformação em capital do estado do Ceará, o que culminou no seu aumento populacional e crescimento urbano desordenado.
Os primeiros planos propostos, ainda naquele século, buscaram ordenar a estrutura urbana da cidade e direcionar o seu crescimento, e foram apoiados nos Códigos de Obras que regulamentavam as construções. O foco principal desses planos foi a área central da atual cidade de Fortaleza, visto que era a área mais consolidada da cidade durante aquele período.
Assim, os planos do século XIX – plano de Silva Paulet e plano de Adolfo Herbster -, influenciaram consideravelmente grande parte da estrutura urbana do centro da cidade de Fortaleza, sendo responsáveis, principalmente pelo traçado viário existente.
Entretanto, no século XX, Fortaleza passa por muitas transformações em sua estrutura física, devido principalmente ao seu crescimento populacional intensivo que não foi acompanhado por um planejamento urbano. Passaram-se 4 décadas sem planos propostos, sendo somente em 1947 desenvolvido o primeiro plano daquele século.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas