GT2 - 558 URBANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DA CIDADE: SHOPPING CENTERS NA DINÂMICA DE NOVAS CENTRALIDADES EM FORTALEZA-CE

  • TIAGO ESTEVAM GONÇALVES
Palavras-chave: atividades comerciais, novas centralidades, shopping centers

Resumo

Presencia-se na cidade de Fortaleza, a partir da década de 1970, o processo de descentralização das atividades econômicas, diante disso, a estruturação da cidade passou a configurar-se por meio de vários núcleos de comércio e serviços. Dada a relevância da temática, nesse estudo haverá uma análise da cidade de Fortaleza, com o objetivo de entender a relação entre shopping centers e expansão urbana, a partir da formação de novas centralidades. Desse modo, com vista à concisão do texto, encontra-se sistematizado em três partes, na primeira abordar-se-á a temática centralidade e shopping centers; na segunda parte apresentar-se-á a cidade de Fortaleza e as imbricações da produção do espaço urbano e as novas centralidades. Por fim, na terceira sentença analisar-se-á o shopping na produção da cidade e a cidade na produção do shopping.

Publicado
2018-11-25
Seção
Sessões Temáticas