GT2 - 1 - 309 QUE PERIFERIA? ESTRATÉGIA E DISCURSO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO NA ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

  • Patricia Chame Dias
  • Francisco Baqueiro Vidal
Palavras-chave: Periferia, Agentes capitalistas do mercado imobiliário, Metrópole, Centro urbano

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir para a reflexão sobre o papel dos agentes capitalistas do mercado imobiliário na estruturação da periferia metropolitana brasileira, discutindo-se,
ainda, o significado de determinadas estratégias desenvolvidas por aqueles. Para tanto, analisou-se a importância de tais agentes na consolidação desse espaço como local de moradia preferencial dos segmentos sociais de menor renda, entre os anos 1970 e 1980, o que contribuiu para que essa área fosse adensada e caracterizada como espaço popular.
Observou-se, igualmente, como o discurso e as ações do capital imobiliário, mais recentemente, engendraram a conversão de determinadas porções das periferias em espaços destinados a comportar moradias sofisticadas, atendendo a uma demanda dos grupos sociais mais abastados. Para ilustrar essas situações, apresenta-se e discutem-se os processos ocorridos em um município da Região Metropolitana de Salvador.

Publicado
2018-11-24
Seção
Sessões Temáticas