GT1 - 562 SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NOS MUNICÍPIOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ.

  • Graziele Muniz Miranda

Resumo

Atualmente a sustentabilidade das áreas urbanas é discutida em debates políticos, em estudos científicos e até mesmo em estratégias de marketing. Entretanto, o rápido crescimento dos aglomerados urbanos somado ao aumento dos problemas urbanos causa dificuldades em se obter cidades sustentáveis.
Em relação aos recursos hídricos, percebe-se um aumento por sua demanda aliado ao desperdiço e à poluição, acarretando perdas em sua quantidade e qualidade. Dessa forma é crescente a preocupação por formas de mitigar os danos, a fim de se obter condições ideais para os seus múltiplos usos.
A necessidade da gestão dos recursos hídricos surge devido à preocupação em controlar o estado ambiental dos mesmos. Deve ser realizada de forma integrada com outros recursos e pertencente a gestão ambiental.
A partir da Lei 6933/97 a gestão de recursos hídricos brasileira deve ser realizada a partir de bacias hidrográficas. Em nível local, é fundamental a participação dos municípios, como forma de auxiliar a gestão integrada das águas e sua conservação.
Uma importante ferramenta para o processo de gestão trata-se da utilização de indicadores. No âmbito da gestão ambiental, são amplamente utilizados como instrumento de apoio à decisão, ao quantificarem os resultados de ações de governo e auxiliarem o processo de avaliação da gestão.
Diante destas considerações, este trabalho possui o objetivo de analisar a sustentabilidade hídrica dos municípios pertencentes às Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai – PCJ de acordo com o desempenho da gestão de recursos hídricos através do usi de indicadores.

Publicado
2018-11-24
Seção
Sessões Temáticas