GT1 - 39 - 433 LITORALIZAÇÃO METROPOLITANA. UMA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS URBANA E AMBIENTAL NO LITORAL METROPOLITANO CEARENSE.

  • José Almir Farias Filho
Palavras-chave: Região Metropolitana de Fortaleza, globalização, turismo

Resumo

No Ceará, nas quatro últimas décadas, a urbanização vem se consolidando com rapidez e intensidade significativas, acompanhada de crescimento econômico e de desenvolvimento social profundamente heterogêneos e descontínuos. O traço mais marcante do perfil da rede urbana estadual é a concentração populacional no entorno de Fortaleza, evidenciando-se um forte processo de metropolização1, no qual se distinguem novas tendências no desenho da aglomeração urbana, com eixos de crescimento diferenciados marcados por centros com dimensões e perfis urbanos os mais variados; e cujo crescimento populacional se traduz na passagem de 1,1 milhões de habitantes, em 1970, para uma população com 3.610.379 de habitantes, segundo os primeiros resultados do censo 2010.
Este movimento reflete as condições macroestruturais da nação, embora a configuração socioeconômica emergente da Região Metropolitana de Fortaleza venha adquirindo uma vitalidade singular que reforça especificidades locais. Estudos e pesquisas realizados nos últimos anos sobre os alcances, magnitudes e modalidades dessas transformações aportam elementos de juízo para caracterizar a metropolização cearense ora sob a influência da globalização e do turismo (CORIOLANO, 1998 e 2003), ora sob a dinâmica do capital imobiliário (BERNAL, 2004), e mesmo dos influxos da maritimidade (DANTAS, 2002).
Certamente parece essencial indagar quais as lógicas, resultantes do jogo de forças entre o global e o local, influenciam a estruturação metropolitana. Isso porque há um consenso de que para além das transformações derivadas dos impactos da globalização, evidencia-se a persistência da identidade particular de cada cidade, que se manifesta tanto na idiossincrasia de seus habitantes como em sua configuração e morfologia básicas, ou seja, em sua estrutura e paisagem urbana (VELTZ, 1996). Isso é particularmente notável nas faixas litorâneas, cuja ocupação ganha contornos singulares a cada trecho.

Publicado
2018-11-24
Seção
Sessões Temáticas