ST 7 Histórias do progresso de São Paulo: cultura urbana através da obra de Adoniran Barbosa
Yara Boscolo Bragatto
Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU-USP
Resumo
Dentro de uma metrópole dos anos 1950 como São Paulo coexistem diversas situações urbanas e manifestações culturais e habitá-la implica ao ser humano diversos comportamentos específicos e a adesão a significados que são exclusivos das grandes cidades. Ao analisar o desenvolvimento de São Paulo e quais caminhos foram trilhados para que a “locomotiva do país” adquirisse tal fama é possível constatar que tal fenômeno urbano paulistano e nacional não se deu de maneira homogênea. Dentro dessa diversidade e contrariando o discurso ufanista de sua época surge a figura de Adoniran Barbosa, um boêmio convicto, que em suas caminhadas pela cidade encontrava inspiração para fazer suas canções que viriam a se tornar símbolo de São Paulo e alcançariam grande apelo popular. A cidade que Adoniran narrava nas suas canções enfrentava problemas, e que nem sempre eram vivenciados pelo artista diretamente, mas a sua relação com os habitantes da capital paulista era tão sensível que ele era capaz de enxergar com outros olhares uma cidade largamente estudada e analisada, tendo como sonoridade um estilo de narrativa afinada com as vozes daqueles que faziam parte do cenário exaustivamente estudado, mas que dificilmente eram enxergados ou ouvidos.