ST 2 HABITAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO: NÃO INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REFORÇANDO DESIGUALDADES SOCIAIS

  • SIMAIA DO SOCORRO SALES DAS MERCÊS Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Saraiva da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Acessibilidade e mobilidade são fundamentais à reprodução social dos grupos e classes sociais em áreas urbanas, em vista da divisão social e técnica do espaço. Assim, as condições de deslocamento refletem conflitos de classe e definem a efetiva integração à cidade. Com vistas, entre outros objetivos, ao atendimento das necessidades da classe trabalhadora e dos grupos menos favorecidos economicamente, os modos coletivos e públicos de deslocamento devem ser fortalecidos em relação aos modos individuais e privados. No entanto, no Brasil, ao mesmo tempo em que se observou enorme crescimento das áreas urbanas a partir do final dos anos 1950, com a ocupação de extensas periferias pelos segmentos mais pobres da população e aprofundamento das desigualdades sociais, implantouse o "padrão automobilístico-rodoviário" (Braga e Agune, 1979). Essa opção tem tido fortes impactos negativos, dos quais destacam-se, para os fins deste trabalho, aqueles observados na organização do espaço urbano, na segregação socioespacial, na mobilidade e na qualidade dos deslocamentos, especialmente os efetuados pelas camadas da sociedade com menores rendimentos.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas