ST 2 HABITAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO: NÃO INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REFORÇANDO DESIGUALDADES SOCIAIS
SIMAIA DO SOCORRO SALES DAS MERCÊS
Universidade Federal do Pará
Rodrigo Saraiva da Silva
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Resumo
Acessibilidade e mobilidade são fundamentais à reprodução social dos grupos e
classes sociais em áreas urbanas, em vista da divisão social e técnica do espaço. Assim, as
condições de deslocamento refletem conflitos de classe e definem a efetiva integração à
cidade. Com vistas, entre outros objetivos, ao atendimento das necessidades da classe
trabalhadora e dos grupos menos favorecidos economicamente, os modos coletivos e públicos
de deslocamento devem ser fortalecidos em relação aos modos individuais e privados. No
entanto, no Brasil, ao mesmo tempo em que se observou enorme crescimento das áreas
urbanas a partir do final dos anos 1950, com a ocupação de extensas periferias pelos
segmentos mais pobres da população e aprofundamento das desigualdades sociais, implantouse
o "padrão automobilístico-rodoviário" (Braga e Agune, 1979). Essa opção tem tido fortes
impactos negativos, dos quais destacam-se, para os fins deste trabalho, aqueles observados na
organização do espaço urbano, na segregação socioespacial, na mobilidade e na qualidade dos
deslocamentos, especialmente os efetuados pelas camadas da sociedade com menores
rendimentos.