ST 2 OS (DES)CAMINHOS DO PROCESSO DECISÓRIO DO RODOANEL MÁRIO COVAS (SP)
Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini
FAUUSP
Resumo
Como ideia e como prática urbanística, o Rodoanel Mário Covas (RMC) nasce
muitas décadas antes de ser efetivamente iniciado. Através da evolução do processo de
estruturação da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana, é possível identificar a
construção paulatina de um modelo de mobilidade/acessibilidade. Constituído principalmente
pela ação pública, esse modelo baseia-se na perspectiva da expansão ilimitada do tecido
urbano, na prioridade dada ao transporte sobre rodas, na contínua ampliação de avenidas e
rodovias como eixos indutores da expansão, conjugadas num esquema radioconcêntrico, e no
casamento permanente entre a evolução desse modelo e a abertura de frentes de expansão e
valorização imobiliária profundamente entrelaçados com interesses privados (IACOVINI,
2013, p. 12).
Favorecido pelo papel regional exercido, primeiramente, pela cidade de São Paulo
e, nas últimas décadas, pela sua região metropolitana, esse sistema de
mobilidade/acessibilidade vem sendo reafirmado tanto em planos viários, urbanísticos,
metropolitanos etc. quanto por projetos e obras implementados pela ação pública. Uma das
mais recentes e representativas iniciativas nesse sentido é justamente o Rodoanel.