ST 11 Ativar : para repensar a indossociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Julien Vincent Ineichen Chitunda
UFPE - INCITI
Romain Gallart
UFPE - INCITI
Resumo
A constituição de 1988 instaurar, no artigo 207, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esse princípio, muito debatido, mas relativamente pouco aplicado, é questionado num contexto de concorrência mais forte entre as instituições acadêmicas. Assim, a partir da experiência do INCITI – Innovation for the cities, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), vamos questionar as novas formas de colaboração entre o poder público local e as universidades. Esse laboratório é o fruto de um convênio entre a prefeitura do Recife e a UFPE para requalificação o papel do Rio Capibaribe na cidade. Esta contribuição se embasa numa pesquisa-ação realizada pelos autores desta comunicação no INCITI, como coordenadores da equipe de ativação. Ela vai permitir de mostrar as especificidades dessa parceria, frizando o seu caráter singular através das suas três dimensões constituintes: as articulações com os atores, a concepção e a realização do projeto, e a pesquisa acadêmica. A partir disso, nós vamos mostrar os fatores limitantes de uma produção de conhecimento com uma perspectiva crítica. Finalmente, nós discutirmos, a partir de um caso particular, as possibilidades de criar novas formas de legitimidade da Universidade pela ação e a animação do debate público local.