ST 2 CORRIDA CICLOVIÁRIA: UMA AVALIAÇÃO DA REDE DE CICLOVIAS IMPLANTADA NO DISTRITO FEDERAL
Claudio Oliveira da Silva
FAU UNB
Resumo
Estudos para implementar no Distrito Federal (DF) políticas cicloviárias já
vinham sendo realizados pelo governo local desde a década de 2000, como aqueles emanados
do “curso de extensão sobre planejamento cicloviário” promovido em 2003 pelo
Departamento de Estradas e Rodagens - DER/DF (Rodrigues, 2013). No ano de 2005
aconteceu o primeiro sinal de institucionalização quando foi criado, por meio do Decreto nº
26.236, o Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Cicloviário do Distrito Federal. Em
julho de 2006 mais um passo foi dado por meio da Lei nº 3.885 que assegurou, sob
coordenação do Poder Executivo, a política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao
uso da bicicleta no DF. Mas foi em 2007, em termos políticos, que o tema ganhou mais força
por meio da criação de uma gerência de projeto específica vinculada ao gabinete do
governador. Para Velloso, “a criação de uma célula [a gerência] de promoção da bicicleta no
âmbito da administração pública foi a condição primeira para o desenvolvimento de uma
política de promoção da bicicleta no Distrito Federal” (Velloso, 2007, p.2). Assim nasceu o
primeiro programa cicloviário do governo então denominado Pedala DF. Numa época
quando pouco havia de infraestrutura destinada a ciclistas no DF, o programa já incorporava a
meta ambiciosa de construir 600km de malha cicloviária1.