ST 2 CORRIDA CICLOVIÁRIA: UMA AVALIAÇÃO DA REDE DE CICLOVIAS IMPLANTADA NO DISTRITO FEDERAL

  • Claudio Oliveira da Silva FAU UNB

Resumo

Estudos para implementar no Distrito Federal (DF) políticas cicloviárias já vinham sendo realizados pelo governo local desde a década de 2000, como aqueles emanados do “curso de extensão sobre planejamento cicloviário” promovido em 2003 pelo Departamento de Estradas e Rodagens - DER/DF (Rodrigues, 2013). No ano de 2005 aconteceu o primeiro sinal de institucionalização quando foi criado, por meio do Decreto nº 26.236, o Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Cicloviário do Distrito Federal. Em julho de 2006 mais um passo foi dado por meio da Lei nº 3.885 que assegurou, sob coordenação do Poder Executivo, a política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao uso da bicicleta no DF. Mas foi em 2007, em termos políticos, que o tema ganhou mais força por meio da criação de uma gerência de projeto específica vinculada ao gabinete do governador. Para Velloso, “a criação de uma célula [a gerência] de promoção da bicicleta no âmbito da administração pública foi a condição primeira para o desenvolvimento de uma política de promoção da bicicleta no Distrito Federal” (Velloso, 2007, p.2). Assim nasceu o primeiro programa cicloviário do governo então denominado Pedala DF. Numa época quando pouco havia de infraestrutura destinada a ciclistas no DF, o programa já incorporava a meta ambiciosa de construir 600km de malha cicloviária1.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas