Karen Nency Ferreira
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Gleyton Robson da Silva
PPGGEO - UFPR
Resumo
Em uma sociedade historicamente marcada pelo patriarcalismo, que ainda nos dias de hoje demonstra traços latentes, questiona-se o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e nos espaços urbanos das cidades.
São inegáveis as conquistas pelo direito feminino adquiridos ao longo da história. Porém, embora se constitua como figura ativa no desenvolvimento social e econômico da sociedade atual, a mulher ainda tem seu papel associado ao ambiente privado, segregado e distinto do papel exercido pelo homem. Isso é perceptível no mercado de trabalho, na esfera política e pública e se reflete também no direito à cidade.
Neste contexto de segregação e desigualdade, são apontadas como questões da pesquisa, a distinção e disparidade entre os gêneros e a violência urbana sofrida pelas mulheres, que acaba por segregá-las e às afastam dos espaços urbanos. Com o intuito de reivindicar o direito das mulheres à cidade, busca- se através de exemplos bem sucedidos, instigar a criação de propostas que minorem a desigualdade entre os gêneros e que a médio e longo prazo transformem os espaços urbanos em lugares mais igualitários e seguros não apenas para o gênero feminino, mas para todos.