ST 1 UM SÉCULO DE MARKETING URBANO: Promovendo a venda da cidade ilusória desde os subúrbios ingleses aos condomínios fechados no brasil

  • Maressa Fonseca e Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
  • Geraldo Browne Ribeiro Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Resumo

Este artigo tem como propósito realizar uma breve reflexão e análise sobre o consumo da cidade simbólica, realizado por meio de propagandas que estimulam a representação mental de um estilo de vida urbano tido como objeto de desejo. A produção habitacional feita para as massas é tomada como objeto de análise em dois momentos e países distintos. Primeiramente, analisa-se o crescimento suburbano de Londres no início do século XX, ligado à expansão das linhas de metrô da “London Underground”, que por sua vez realizou papel primordial na promoção de uma suposta qualidade de vida nos subúrbios fazendo o uso da propaganda, por meio de cartazes artísticos e frases de efeito. Em seguida, mais de um século depois, vê-se no Brasil o valor do marketing na promoção de empreendimentos habitacionais, não só por meio de imagens e representações de edifícios e unidades habitacionais, como também fazendo uso de diversos instrumentos arquitetônicos e publicitários: maquetes físicas, stands de vendas, vídeos e sites.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas