ST 1 UM SÉCULO DE MARKETING URBANO: Promovendo a venda da cidade ilusória desde os subúrbios ingleses aos condomínios fechados no brasil
Maressa Fonseca e Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Geraldo Browne Ribeiro Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Resumo
Este artigo tem como propósito realizar uma breve reflexão e análise sobre o
consumo da cidade simbólica, realizado por meio de propagandas que estimulam a
representação mental de um estilo de vida urbano tido como objeto de desejo. A produção
habitacional feita para as massas é tomada como objeto de análise em dois momentos e países
distintos. Primeiramente, analisa-se o crescimento suburbano de Londres no início do século
XX, ligado à expansão das linhas de metrô da “London Underground”, que por sua vez
realizou papel primordial na promoção de uma suposta qualidade de vida nos subúrbios
fazendo o uso da propaganda, por meio de cartazes artísticos e frases de efeito. Em seguida,
mais de um século depois, vê-se no Brasil o valor do marketing na promoção de
empreendimentos habitacionais, não só por meio de imagens e representações de edifícios e
unidades habitacionais, como também fazendo uso de diversos instrumentos arquitetônicos e
publicitários: maquetes físicas, stands de vendas, vídeos e sites.