ST 11 Extensão universitária em comunidades associativas: potencialidades pedagógicas dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o caso de Pontão-RS
Luiz Felipe Leão Maia Brandão
Universidade Federal da Fronteira Sul
Ricardo Socas Wiese
Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
A extensão universitária é um relevante âmbito de interlocução entre a academia e o meio social no qual ela se insere. Mediante à obra de Freire (1983, 1996), entende-se que a extensão deve ser uma via de mão-dupla entre a universidade e a sociedade, capaz de levantar novas questões e produzir novos saberes. Sob essa perspectiva, as comunidades associativas se apresentam como um interlocutor privilegiado para a extensão universitária, devido ao seu caráter disruptivo e potencial de apresentar problemáticas ainda não percebidas. O objetivo do presente trabalho é analisar as potencialidades pedagógicas da atividade de extensão universitária voltada às comunidades associativas. Adota-se como estudo de caso o assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) localizado no município de Pontão, Rio Grande do Sul. O artigo discute: o papel da extensão universitária como fomentadora do debate urbano; o potencial pedagógico das formas associativas de organização enquanto objeto da extensão universitária; as potencialidades de aprendizado contidas nos assentamentos do MST, a partir de relato de experiências realizadas junto aos assentados de Pontão. Conclui-se que a extensão universitária em comunidades associativas pode desempenhar um relevante papel pedagógico, na medida em que tais modelos de organização social rompem com paradigmas sedimentados nas discussões acadêmicas contemporâneas, como a naturalização da propriedade privada da terra.