ST 5 Reflexões da prática da assessoria técnica_ uma abordagem a partir da experiência na Vila Acaba Mundo

  • Geruza Lustosa de Andrade Tibo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A reflexão proposta para este artigo parte do princípio que é necessário potencializar as práticas da assessoria técnica e procura aproximar este debate da práxis do autoconstrutor. Enfatiza o papel de dois importantes atores envolvidos na experiência da produção do espaço urbano: o autoconstrutor e o construtor técnico. O construtor técnico, neste artigo, é entendido como aquele que possui o conhecimento técnico formal adquirido academicamente. As reflexões propostas pretendem apontar investigações a serem percorridas para que a prática da assessoria técnica aproxime do seu objetivo final: qualificar as edificações autoconstruídas por meio de compartilhamento de saberes. Com isso, trata-se de um artigo que pretende suscitar reflexões acerca de um debate que deve ser abrangente e conseguir conciliar pontos de encontro em atuações até hoje em conflito. Para a reflexão proposta, são enfatizados conceitos que contribuem para a investigação acerca da potencialização da assessoria técnica, como: autonomia, cultura construtiva, mediação e linguagem. Dentre os pontos enfatizados, o conceito de autonomia é detalhado para a compreensão de seu significado dentro da prática da assessoria técnica nos processos de autoprodução. A investigação parte de uma pesquisa realizada na Vila Acaba Mundo em Belo Horizonte, acerca da percepção da população sobre o interesse em participar da experiência da assessoria técnica para ilustrar as reflexões propostas. A Vila Acaba Mundo foi consolidada a partir da práxis da autoconstrução e as reflexões a partir desta experiência contribuem para o entendimento dos pontos de contato da prática da assessoria com os conceitos investigados neste artigo.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas