ST 11 Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da Oficina Multidisciplinar: Os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG

  • JUNIA MARIA FERRARI DE LIMA ESCOLA DE ARQUITETURA UFMG
  • María Florencia Sosa NPGAU-UFMG
  • lais grossi de oliveira NPGAU-UFMG
  • Ana Paula de Oliveira Freitas Universidade Federal de Minhas Gerais - UFMG

Resumo

As potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado,uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo; Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas