ST 3 Os infortúnios da Perimetral e as aspirações das vias urbanas nas novas dinâmicas territoriais do Rio de Janeiro pós grandes eventos

  • Fabiana Generoso de Izaga PROURB/FAU-UFRJ

Resumo

Propomos analisar algumas intervenções urbanas ligadas a investimentos em mobilidade urbana, mais especificamente as intervenções que vieram a substituir o viaduto da perimetral, tais como túneis, passeios e “boulevards”, ao que se soma o VLT carioca, localizados no Centro do Rio de Janeiro, e realizados no bojo da preparação da cidade para sediar grandes eventos. Buscaremos analisar a ampliação da escala destes artefatos como instrumentos de alavancagem de dinâmicas imobiliárias que parecem afirmar lógicas de financeirização dos processos urbanos, em detrimento ao estabelecimento de um arcabouço de planejamento integrado local e metropolitano por parte do Estado. Em um primeiro momento vamos apresentar, em perspectiva histórica, o processo de construção do viaduto elevado da Perimetral, implodido para dar lugar às novas intervenções de infraestrutura viária. Pretendemos também discutir as ideias subjacentes às propostas dessas novas infraestruturas de transporte, onde o papel das infraestruturas rodoviárias, embora amplamente criticado como modelo esgotado para a rede de deslocamentos troncais, continua predominando como resultado. Neste sentido, buscaremos coteja-las com algumas intervenções de tônica rodoviária empreendidas durante o século XX na cidade, que embora de cunho funcionalista, talvez possuíssem um maior compromisso de planejamento global. Por último, buscaremos fazer um balanço do teor das intervenções de infraestrutura de transportes realizadas na área central buscando verificar sua atualidade e coerência com as demandas de um desenvolvimento mais equitativo para a cidade metropolitana, que possa contribuir com as políticas públicas de um desenvolvimento integrado entre planejamento urbano e infraestrutura de transportes.
Publicado
2019-05-01
Seção
Sessões Temáticas