ST 6 Economia criativa e espaços públicos: sociedade civil ressignificando as cidades a partir de projetos culturais
LUCAS GUIMARÃES PINTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL IPA
Fernanda Costa da Silva
Centro Universitário Metodista IPA
John Max Santos Sales
Universidade Estadual do Tocantins e Centro Universitário Luterano de Palmas
Resumo
Este trabalho trata da relevância de práticas socioculturais ambientadas na Economia Criativa para o planejamento urbano. Mais especificamente versa sobre às práticas verificadas nos espaços públicos, os quais sejam ressignificados mediante atuação da sociedade civil. O problema do trabalho volta-se para compreender em que medida ações oriundas de uma classe criativa podem contribuir para o planejamento e a gestão de espaços públicos nas cidades. Como objetivo geral, visa-se elucidar a relevância da participação da sociedade civil enquanto tendência no âmbito do planejamento e da gestão urbanos. Como objetivos específicos, o estudo propõe-se a: (a) identificar aspectos de Economia Criativa em projetos da sociedade civil, realizados em espaços públicos urbanos; b) evidenciar a contribuição de projetos culturais de Economia Criativa para o desenvolvimento da economia local em espaços públicos urbanos. Para tanto, empregou-se um recorte de estudo de caso englobando projetos culturais ocorridos em espaços públicos nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro através de uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas. Foi possível analisar que os usuários perceberam características de Economia Criativa nos projetos analisados, evidenciar a contribuição dos projetos para o desenvolvimento da economia local, além da compreensão que a partir de projeto realizados em espaços públicos a classe criativa pode contribuir para o planejamento e a gestão dos espaços públicos nas cidades.